caminha_com_maria-01

Tema Cultural 2016/17

Posted on Posted in Notícias

Tema Cultural 2016/2017

Porquê pensar numa educação para um coração maior?

Onde reside a força inspiradora de querer caminhar com(o) Maria, de forma especial, durante este ano letivo?

A celebração do Centenário das Aparições de Fátima (1917 -2017) e a III Peregrinação Nacional das Escolas Católicas tornou-se, sem dúvida, um imperativo para a vivência do tema cultural do Colégio “Nossa Senhora da Assunção” a desenvolver no ano letivo 2016/17.

Será pertinente envolver toda uma comunidade escolar nesta temática? Evidentemente que sim!

Sendo a escola o espaço e o ambiente educativo do presente e do futuro, este tema cultural é um constante desafio a investir, para além da vertente cultural e curricular, na qualidade da formação de seres humanos que privilegia a relação de qualidade que nos aproxima uns dos outros e nos referencia a Deus, o centro da nossa vida e da nossa história.

Esta qualidade de relação exige a educação do coração criando nele espaço para a gratidão, a humildade, a misericórdia, o perdão, o acolhimento do outro e a escuta de Deus.

Hoje, a educação focalizada na humanização é um caminho urgente a percorrer! Quem, como Maria, nos ensinará a aprofundar a nossa humanidade? Ela, a mãe de Jesus de Nazaré, que caminha connosco e nos ensina o caminho da vida, da plenitude e da felicidade da nossa filiação divina.

Neste projeto cultural  “ Um Coração Maior” fomentamos uma prática educativa que nos faça crescer, nos seguintes valores:

 

  1. Abertura à interioridade e à transcendência
  2. Respeito pela dignidade de cada pessoa
  3. Responsabilidade pela promoção do bem comum

 

Nesta dinâmica cultural e como escola católica, planificámos as atividades pedagógicas, artísticas e pastorais do ano letivo 2016/2017, tendo em conta a educação para a vivência cristã, no contexto da mensagem de Fátima.

Maria disse “sim” ao projeto de Deus permitindo assim, que ELE se tornasse visível, no seu SER, algo que deve repetir-se na vida de cada um de nós. Esta atitude potenciará o nosso respeito pela dignidade de cada pessoa e a responsabilidade de construirmos juntos, o bem comum.

O Colégio Nossa Senhora da Assunção é, por excelência, uma escola de Maria que tem S. José como padroeiro, pelo que, educar para um coração maior, é também, educar para a interioridade que nos abre ao Evangelho de Jesus e à descoberta da Vontade de Deus sobre nós. Foi assim que a nossa fundadora, Ana Maria Javouhey, sonhou a educação!

 

Como textos de aprofundamento do tema:

Vida da fundadora, mensagem de Fátima, alguns textos bíblicos e parábolas de Jesus: bodas de Caná…parábolas do bom samaritano, do semeador, da dracma perdida, dos talentos,…

 

Apresentação do Tema Cultural