A Congregação

Anne-Marie-Javouhey

 

"Façamos todos os esforços por aperfeiçoar a educação e levá-la ao grau de perfeição que é possível..."
Ana Maria Javouhey, carta 113

 

A origem da pedagogia dos Centros Cluny situa-se no início do século XIX. Neste período, como sabemos, viveu-se um movimento profundamente renovador de toda a história e cultura europeias, de ajustamento de políticas, devido às novas orientações da Revolução Francesa. As grandes carências desta época influenciaram de tal modo Ana Maria Javouhey, fundadora da Congregação de S. José de Cluny, que a levaram a conceber, através da educação, um modelo de pessoa de acordo com a imagem e semelhança de Deus (Gen. 1, 26). Surge, deste modo, no horizonte, um objetivo que dá sentido e significado a esta conceção educativa: formar homens livres, capazes de discernir os melhores caminhos que conduzem o ser humano a Deus e à Verdade.

No ano de 2004, em Bangalore, Índia, foi realizado o primeiro Congresso Mundial de Educação Cluny e promulgado o primeiro documento pedagógico de carácter oficial dirigido a toda a Congregação de S. José de Cluny, constituído por um conjunto de princípios orientadores dos intervenientes na educação.

De modo constante, o Projeto Educativo da Congregação tem vindo a promover, naqueles que têm a possibilidade de estudar ou de desenvolver atividades formativas num colégio Cluny, a interligação e o comprometimento entre a cultura humana e a mensagem cristã, apresentando caminhos de crescimento global para a pessoa nas dimensões, pessoal, social, religiosa, artística e académica, para que, optando e comprometendo-se com os princípios da visão cristã do mundo e da vida, chegue à realização plena e à felicidade.

O Colégio

Slider-01-01

 

O Colégio Nossa Senhora da Assunção, enquanto colégio da Congregação de S. José de Cluny, é herdeiro de uma tradição pedagógica secular. É ela, ainda hoje, que inspira e motiva a praxis educativa e pedagógica nas várias vertentes desta instituição. Por essa razão, o esforço quotidiano consiste em adequar ao contexto cultural e social em que vivemos, princípios perenes da pedagogia Cluny.

O Projeto Educativo do Colégio Nossa Senhora da Assunção, documento aberto e em constante aperfeiçoamento, tenta traduzir a dinâmica e a lógica intrínsecas da herança pedagógica da Congregação, numa forma de proceder que tem em conta o ambiente em que se insere e tendo presente que, só conhecendo o meio, é possível adaptar-se a ele para o transformar por dentro. Todas as dinâmicas que partem da ideia-síntese "Estar em toda a parte onde há sofrimento e dor e bem a fazer" tomam Jesus Cristo como modelo de pessoa e multiplicam-se, depois, em valores, atitudes e critérios que iluminam e orientam a nossa forma de ser, estar e avaliar.

O Projeto que agora apresentamos foi fruto da conceção, ação e experiências de muitas pessoas da Congregação e deste Colégio, que ao longo dos últimos anos dedicaram o melhor de si mesmas na elaboração do Projeto Educativo. Estamos convictos dos valores em que apostamos, pois consideramos que o mundo só pode ser mais justo se todos nós formos melhores e ensinarmos os outros com o nosso testemunho.