logo

História

O Colégio Nossa Senhora da Assunção é uma das obras da Província Portuguesa de S. José de Cluny.

Inspirado em mais de 200 anos de prática pedagógica internacional e com mais de nove décadas de existência na Bairrada, sempre ao serviço da Excelência na educação, o Colégio Nossa Senhora da Assunção assume a sua prestigiada herança e prepara-se para o futuro, com um projeto educativo que responde às exigências dos novos desafios da Educação e das necessidades específicas das famílias que o procuram.

Cerca de uma década após a implantação da República e com a expulsão das Ordens Religiosas de Portugal, alguns elementos do clero português solicitam à Madre Geral da Congregação de S. José de Cluny, a abertura do noviciado em Portugal.

Em 1922, após contactos ao mais alto nível da Sociedade Portuguesa, a Madre Catarina de Ornellas recebe, em nome da Congregação, uma propriedade designada por Quinta do Sobreiro, sita em Famalicão – Anadia, doada pelas Beneméritas Condessas de Proença-a-Nova, D. Joana de Mello Osório e sua irmã, D. Luísa de Mello Osório. Estas excelentes senhoras pretendiam desenvolver uma obra educativa destinada à educação das raparigas mais pobres da região e cedem o espaço necessário para que, em simultâneo, se abra o noviciado em Portugal.

A 15 de Outubro de 1922, é inaugurada a Casa de Trabalho de Santa Teresa, com 10 alunas, que aí obtém a instrução primária, aprendem lavores e doutrina cristã. A educação ministrada neste espaço é afamada e surgem insistentes pedidos das famílias abastadas da região para que se avance nos níveis de ensino. Nasce um modesto internato e externato.

O primeiro Alvará, emitido pelo Ministério da Educação Nacional, datado de 1926, torna oficial o que já era reconhecido: a qualidade do Colégio de Nossa Senhora da Paz, enquanto instituição de ensino.

Em 1930, inicia-se o Ensino Secundário.

1951 – É imposta uma alteração do Alvará que obriga à mudança da designação do Colégio. É adotado o nome de Nossa Senhora da Assunção em virtude de, nesse mesmo ano, ter sido proclamado o dogma da Assunção de Nossa Senhora.

1955 – O número de alunas cresce… é necessário aumentar o espaço disponível. Inauguração do edifício central apetrechado com salas de aula modernas e em número adequado as solicitações.

1959 – Pela primeira vez, é nomeada como Diretora Pedagógica uma leiga, professora muito dedicada e apreciada, Dr.ª Fernanda Cândida Mesquita. Permanecerá como docente da Instituição até à aposentação.

1969 – Inauguração da nova capela consagrada a Nossa Senhora da Assunção.

1977 – É atribuído ao Colégio o Paralelismo Pedagógico em reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido.

1980 – O Ministério da Educação solicita ao Colégio Nossa Senhora da Assunção a prestação de serviço público de ensino. Após a publicação de Decreto-Lei n.º 553/80, são estabelecidos os Contratos de Associação que tornam totalmente gratuito a frequência do Colégio Nossa Senhora da Assunção, do 5.º ano ao 12.º ano.

1987 – Inauguração do Pavilhão Desportivo.

1988/1989 – O Colégio deixa de dispor de Internato. O colégio passa a acolher rapazes entre os seus alunos.

1993/94 – O Colégio sofre transformações profundas… o edifício original é profundamente alterado, permitindo a instalação das turmas de Primeiro Ciclo e possibilitando a frequência a um cada vez maior número de alunos/as.

1997/98 – Inauguração do Bloco Ana Maria Javouhey destinado aos alunos do Ensino Secundário.

2006 – É concedida, por tempo indeterminado, a Autonomia Pedagógica ao Colégio (Despacho de 15 de Maio de 2006 – Direção Regional de Educação do Centro).

Reestruturação das instalações do 1ªciclo.

Substituição da cobertura do ginásio, renovação dos balneários e colocação das bancadas telescópicas.