logo

2º Ciclo

A entrada no 2.º ciclo é uma das etapas mais marcantes no percurso escolar dos alunos.
Sendo certo que, no nosso Colégio, os alunos do 1.º ciclo já trabalham com uma equipa educativa de vários professores, a chegada ao 2.º ciclo é assinalada por um regime de ensino em pluridocência.

Esta é uma fase de crescimento físico, mental e emocional que assume um relevo extraordinário para a formação de seres íntegros, empenhados e comprometidos com a sociedade. A adaptação a um novo ciclo de estudos requer o desenvolvimento de uma autonomia crescente, que exige a criação de métodos de estudo pessoais, adaptados à personalidade e inteligência de cada um.

Cada grupo de alunos, por ano de escolaridade, é acompanhado por uma equipa multidisciplinar que planeia de forma articulada todas as atividades a desenvolver ao longo do ano e que implementa, quando necessário, estratégias e ações de melhoria. Neste âmbito, o Colégio proporciona um conjunto de medidas de promoção do sucesso escolar e de reforço de áreas chave na aquisição de conhecimentos, em estreita articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO).

As atividades curriculares obrigatórias decorrem:

  • entre as 8h25min e as 16h25min,
    às 2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª feiras;
  • entre as 8h25min e as 12h45min,
    às 4.ª feiras.

Além das componentes do currículo nacional obrigatórias, o Colégio oferece, na oferta complementar, a disciplina de Raízes Greco Latinas da Língua Portuguesa, no 5.º ano de escolaridade, e de Oficina Experimental de Ciências, no 6.º ano de escolaridade.

O Apoio ao Estudo, como complemento diário do currículo, constitui-se como uma área que desenvolve, primordialmente, a aquisição de métodos de estudo, a realização e a organização consistente do trabalho escolar, visando a crescente autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Esta área complementa o trabalho diferenciado realizado na sala de aula e contribui para o desenvolvimento da autonomia uma vez que são os alunos, sob a supervisão dos professores, que definem as tarefas a executar.

A orientação constante dos professores e o facto de os alunos serem encorajados a entreajudar-se geram um ambiente de estudo conducente ao genuíno envolvimento dos alunos na sua própria aprendizagem.

Após a conclusão das atividades letivas obrigatórias, o Colégio disponibiliza um leque diversificado de atividades, nomeadamente Atividades de Enriquecimento Curricular, Estudo Orientado e Prolongamento.

O Colégio dispõe de horário alargado até às 18h30.

No 2.º ciclo do ensino básico é obrigatório o uso de vestuário personalizado, com o logotipo do Colégio, em todas as atividades e espaços de âmbito escolar.

Matriz Curricular