logo

Secundário

Todos os momentos de aprendizagem e formação pessoal que foram desenvolvidos pelos nossos alunos até ao início do Secundário visam a constituição de alicerces que permitirão a elaboração de um projeto de Vida.

A definição de um percurso profissional é o maior desafio enfrentado pelos alunos que frequentam este nível de ensino. É necessário aprender a fazer opções conscientes, consistentes que visem não apenas o sucesso profissional mas a permanente procura da felicidade plena, sustentada pelos valores humanistas e cristãos que foram sendo aprofundados ao longo da formação básica e que integram uma disponibilidade de serviço à comunidade. É este o espírito que procuramos inculcar nos nossos alunos, assim como a necessidade de se esforçarem por atingir o grau de perfeição e excelência que lhes é possível. Para atingir estes objetivos é absolutamente indispensável que os alunos aprofundem a sua capacidade de trabalho e de organização, que saibam gerir eficazmente o tempo de que dispõem, que apliquem métodos de trabalho e estudo adequados às suas necessidades e que, perante a adversidade, saibam resolver problemas sem equacionar a possibilidade de desistir.

No Colégio de Nossa Senhora da Assunção oferecemos aos nossos alunos, através do currículo do Secundário, oportunidades que lhes permitem o aprofundamento da sua formação académica para além das propostas do currículo nacional, nomeadamente com o reforço da carga horária nas disciplinas da formação específica e na disciplina de Português da formação geral e com o apoio em disciplinas fundamentais para o acesso ao ensino superior – Oficinas do Conhecimento, que permitem uma preparação mais intensiva nas disciplinas sujeitas a exames nacionais.

No 12.ºano, os alunos assumem a função de «guias», verdadeiros Padrinhos e Madrinhas dos alunos do 1.º ciclo. A nossa aposta vai no sentido de criar laços entre os alunos mais velhos e os mais novos, numa ação de passagem de testemunho e valores que estão sempre presentes na verdadeira Pedagogia Cluny.

Perseguimos o ideal de uma formação multidimensional, não apenas focada na aquisição de saberes ou competências, mas igualmente de valores perenes, que criem Pessoas implicadas, honestas, interventivas e solidárias, verdadeiros líderes ao serviço da comunidade.

O Colégio dispõe de alvará para os Cursos Científico-Humanísticos de:

  • Ciências e Tecnologias;
  • Ciências Socioeconómicas;
  • Línguas e Humanidades.

À Direção Pedagógica reserva-se o direito de decidir, com base no número de alunos inscritos e nas disponibilidades do corpo docente, os Cursos e disciplinas que serão efetivamente lecionadas.

As atividades curriculares obrigatórias decorrem:

  • entre as 8h25min e as 16h25min ou 17h10min,
    às 2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª feiras;
  • entre as 8h25min e as 13h30min,
    às 4.ª feiras.

Após a conclusão das atividades letivas obrigatórias, o Colégio disponibiliza um vasto programa de Atividades de Enriquecimento Curricular.

O Colégio dispõe de horário alargado até às 18h30.

Matriz Curricular