logo

Pastoral

A Dimensão Pastoral do Colégio Nossa Senhora da Assunção enquadra-se no espírito próprio de uma Escola Católica, com uma vertente específica da espiritualidade Cluny, segundo a missão e visão de Ana Maria Javouhey, fundadora da Congregação das Irmãs de S. José de Cluny.

A dinamização Pastoral obedece a uma coordenação através de um grupo de Educadores denominado Núcleo de Interação Pastoral. Neste grupo estão representados os vários ciclos de ensino. Estes elementos reúnem várias vezes durante o ano letivo dinamizando, numa primeira fase os diretores de turma / professores titulares do 1º ciclo e, numa fase posterior, os Delegados Pastorais e equipas de pastoral das várias turmas.

Os tempos litúrgicos do Advento e da Quaresma são programados de forma a integrar o tema anual cultural e pastoral através de várias atividades: oferta de tempos de reconciliação com Deus, no Sacramento do Perdão, Eucaristias que reúnem toda a Comunidade Educativa e Campanhas de Solidariedade.

Em cada manhã, antes do início oficial do primeiro tempo de aula, cada turma faz uma pequena oração, tendo um guião por base, especialmente redigido para este efeito.

Como criação própria da dinâmica pastoral, os encontros de espiritualidade por ano, são uma marca especial para os alunos do Colégio: Cluny 7, Cluny 8, Cluny 9 e Cluny 10, e ainda o “Jesus By Night”, para os alunos do 11º e 12º ano.

Os nossos alunos participam no Encontro Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica, para o 1º ciclo, no Encontro Inter-Escolas da Diocese de Aveiro e ainda no Encontro Nacional “Ousadias Júnior”.

Desde há muito que o departamento da Pastoral do CNSA promove o projeto «Padrinhos e Afilhados» tendo como principal objetivo a integração e socialização dos alunos do 1ºCiclo e a responsabilização dos alunos mais velhos na transmissão de alguns valores preconizados no Ideário Cluny. Neste projeto, os alunos que frequentam o 12ºano de escolaridade, «apadrinham» os alunos do 1ªciclo desenvolvendo atividades formativas e lúdicas e promovendo a criação de laços de amizade entre as gerações.

O Colégio proporciona ainda uma formação religiosa mais intensa através de alguns grupos de catequese, vinculados à Paróquia de Arcos (Anadia).