logo

Serviços de Psicologia e Orientação

A Saúde Psicológica é uma parte integral da saúde do ser humano. No caso das crianças e jovens, a Saúde Psicológica permite-lhes desenvolverem-se psicológica, emocional, social e intelectualmente, repercutindo-se este desenvolvimento nas suas habilidades enquanto adultos.

Com os desafios da atualidade, cada vez com maior impacto nas suas vidas, as crianças e jovens têm vindo a apresentar, com maior prevalência, problemas de cariz psicológico, nomeadamente perturbações mentais, dificuldades na regulação emocional, padrões comportamentais desajustados, problemas sociais. Neste sentido, e para fazer face a esta realidade, torna-se fulcral implementar estratégias de prevenção, intervenção e promoção da Saúde Psicológica. Tendo em conta as características do espaço escolar, e atendendo aos inúmeros estudos efetuados neste âmbito, é consensual que o contexto educativo representa um dos contextos com maior potencial para a realização deste tipo de intervenções. Neste sentido, e reforçando a importância e o impacto positivo no desempenho académico, pessoal e social das crianças e jovens, o Colégio valoriza esta vertente, mantendo uma preocupação constante com o bem estar psicológico dos seus alunos.

Assim, os Serviços de Psicologia e Orientação do Colégio contam com duas Psicólogas a tempo integral, membros da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que desenvolvem a sua ação nas seguintes vertentes:

  • Avaliação psicológica e psicopedagógica, com o objetivo de identificar e analisar as causas do insucesso ou desadaptação escolar para se poderem propor medidas e respostas educativas adequadas.
  • Acompanhamento psicológico e psicopedagógico, com vista à promoção do Desenvolvimento, do sucesso escolar, da saúde e bem-estar de todos os alunos.
  • A orientação de carreira, de modo a apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade e autonomia, de tomada de decisão relativamente ao seu percurso educativo ou profissional e desenvolvimento de competências de gestão de carreira.

Sendo elementos promotores do desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos, as Psicólogas dos SPO colaboram com pessoal docente e não docente, famílias, e outros parceiros no processo educativo, para criar ambientes de aprendizagem seguros e saudáveis. De forma complementar, as Psicólogas do SPO desenvolvem também um importante trabalho conjunto com os órgãos de gestão e administração do Colégio na conceção e desenvolvimento de políticas, projetos e ações educativas; na definição e operacionalização dos objetivos estratégicos do Colégio; no apoio e consultadoria em momentos de tomada de decisão; na gestão e mediação dos recursos internos e externos e na construção de fluxos e redes sociais de apoio na comunidade educativa.

Projetos

Psicologia para Crianças

Em Construção

Oficina de Estudo

Em Construção

Oficina das Emoções

Em Construção

Oficina do Pensamento

Em Construção

Orientação Vocacional

Em Construção

Destaques SPO

CNSA é distinguido pela Unicef

Os Projetos de Psicologia para Crianças e Oficina das Emoções foram distinguidos pela Unicef, no…

Ver artigo

Dia Mundial do combate ao Bullying

A palavra bullying é utilizada para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e…

Ver artigo

A nossa vida é feita de incertezas.

A nossa vida é feita de incertezas. No entanto, em situações de crise, em circunstâncias…

Ver artigo

Desafio #stopcovid19

A todos os nossos alunos! ‌ O surto de Covid-19 é um desafio para todos.…

Ver artigo

Autocuidado e bem-estar dos profissionais de saúde

O surto de Covid-19 impõe diversos desafios e dificuldades aos profissionais de saúde, desde logo,…

Ver artigo

COVID-19 - Estigma e Discriminação

Os Serviços de Psicologia e Orientação partilha mais um documento disponibilizado pela Ordem dos Psicólogos…

Ver artigo

Estou de quarentena. E agora?

Estar de quarentena ou em isolamento social, pode ser uma experiência particularmente difícil, quer para…

Ver artigo

Implementação de estratégias de mitigação COVID-19

Numa altura em que Portugal entra na Primeira Fase de Mitigação, partilhamos um documento produzido…

Ver artigo

Como ajudar as crianças a lidar com o atual surto de COVID-19

Atendendo à atual situação do nosso país e em conformidade com a informação disponibilizada pela…

Ver artigo