logo

Tema Cultural

O Tema Cultural, escolhido anualmente, visa o aprofundamento de uma temática com tratamento multidisciplinar que permita à comunidade Educativa uma visão específica da sua missão no mundo.

Na senda de uma formação integral do aluno, pretende-se promover o seu aprofundamento cultural através da investigação de um tema que ultrapasse o âmbito restrito dos programas curriculares e que permita desenvolver uma visão holística e um conhecimento globalizante de forma crítica, construtiva e criativa de saberes, bens e valores culturais da humanidade.

Este ano letivo, o Colégio, como entidade pluridimensional que busca soluções culturais no espaço onde de se insere, como escola criadora, atual, personalizada, com cultura própria e com uma identidade própria e de referência na comunidade onde se insere, elegeu como lema do Tema Cultural

“#ADN CLUNY – O PENSAMENTO CRIA E A FÉ REALIZA”

PORQUÊ?

O ADN é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e o funcionamento dos seres vivos e que transmitem caraterísticas hereditárias.
Ana Maria Javouhey, fundadora da Congregação de S. José de Cluny, deixou uma herança genética que permanece ao longo de gerações. Todos os que passam pelo Colégio têm as raízes sedimentadas no espírito Cluny, espírito este orientado para a vivência dos valores da transcendência e da humanidade, educando para a liberdade, para a justiça, para a criatividade, para a verdade, para o respeito e para a fraternidade.
À semelhança de Ana Maria que, vencendo todos os obstáculos, há dois séculos, percorreu os diferentes continentes, levando consigo uma sólida formação cristã e humanística, também o aluno Cluny marca a diferença, onde quer que esteja, em que situação se encontre, com quem quer que se encontre, contribuindo para a dignificação do ser humano em todas as suas vertentes.
Tal como na cadeia de ADN, as caraterísticas são a marca que determina o ser, também os valores “Cluny” ficam em nós, perpetuando-se ao longo da vida e sendo a mola que nos move como agentes de transformação de uma sociedade mais equilibrada, mais alegre, mais justa e mais consciente.
Os genes da cadeia Cluny são a fé e a cultura, a ciência e a tecnologia, a investigação e o conhecimento, a criatividade e a perseverança, o amor ao próximo e a solidariedade.
Uma vez Cluny, para sempre Cluny, pois se o pensamento cria, a Fé realiza!

Para este ano, as metas delineadas são:

  • Educar para crescer em sensibilidade, valores, conhecimento e humanidade;
  • Criar momentos de interioridade, que promovam o crescimento pessoal e o respeito pelo outro;
  • Intensificar o conhecimento da história de Ana Maria, como exemplo de vida e de entrega ao outro;
  • Desenvolver atividades que promovam o trabalho em equipa e a autonomia;
  • Potenciar o envolvimento da Comunidade Educativa.