A pandemia que atravessamos veio sublinhar a interdependência entre os seres humanos e a natureza, alertando-nos, a cada dia, para a necessidade de uma nova abordagem ecológica, que transforme a nossa forma de viver no mundo, os estilos de vida, a relação com os recursos da Terra e, em geral, a forma como olhamos o Homem e como vivemos.
No seguimento de ECOntigo! Cuida de Ti, dos Outros, do Mundo… e de O Essencial é invisível aos Olhos, os dois próximos anos letivos abraçarão as causas ecológica e humana, como duas dimensões interdependentes e intimamente ligadas. Este vínculo entre a natureza e o homem foi-nos dado por Deus, aquando da criação, com o objetivo de cuidarmos uns dos outros e da nossa casa comum, promovendo o bem-estar da Terra e a paz entre os povos. O caminho para a consecução do bem comum e da paz é, antes de mais nada, o respeito pela vida humana. Assim, os verdadeiros obreiros da paz são aqueles que amam, defendem e promovem a vida humana em todas as suas dimensões: pessoal, comunitária e transcendente.
O Papa Francisco tem-se mantido muito atento a estas questões, sendo que a sua Encíclica Laudato Si ganha novo significado a cada dia. Com o atual tema cultural pretendemos abordar as temáticas previstas nos objetivos Laudato Si. Antes de mais, é nosso objetivo alertar para a necessidade de proteger a nossa casa comum para o bem de todos, à medida que abordamos equitativamente a crise climática, a perda de biodiversidade e a sustentabilidade ecológica; promover a eco-justiça, conscientes de que somos chamados a defender a vida humana e todas as formas de vida na Terra; reconhecer que a economia é um subsistema da sociedade humana, que por sua vez se encontra inserida na biosfera – a nossa casa comum; promover a ideia de suficiência e de sobriedade no uso dos recursos e de energia; repensar e redefinir a reforma curricular e institucional no espírito da ecologia integral para cultivar a conscientização ecológica e a ação transformadora; encorajar um maior contacto com o mundo natural no espírito de maravilhamento, louvor, alegria e gratidão e encorajar o desenvolvimento de culturas e políticas que protejam a nossa casa e todos que partilham dela. Ao longo da nossa existência, Deus confiou-nos a sua obra da criação, cabendo a cada um de nós cuidar dela. Assim, o nosso slogan para estes próximos dois anos letivos será:
Deus Confia-te o Mundo. Ama-o! Protege-o! Transforma-o!
Para o CNSA este é, ainda, um ano marcadamente ímpar. Em 2022 celebra-se o centenário da sua fundação, pelo que este será um tema que assumirá destaque durante este ano letivo. Ao longo de 10 décadas, o CNSA pautou-se pela formação integral de todos os que escolheram pertencer à Família Cluny. Relembrar as fases, os acontecimentos, os rostos, e dar a conhecer todos estes factos aos nossos alunos, são um legado que pretendemos transmitir, assegurando a envolvência de toda a Comunidade Educativa. Tal como Deus nos confiou o mundo para que o amássemos, protegêssemos e transformássemos, também a missão do CNSA, ao longo destes 100 anos, se conduziu pelo mesmo objetivo.