O 1º Dia do novo ano letivo juntou a Comunidade Educativa do CNSA às comunidades de outras casas Cluny, num convívio e momento de formação em Torres Novas.
Numa manhã dedicada ao futuro da educação, o orador, dr. Otávio Carmo (Jornalista e Teólogo), interpelou a assembleia com as questões que emergem do uso da Inteligência Artificial, ferramenta que tem vindo a ganhar alguma relevância na sociedade. Numa exposição clara e desafiante, o orador focou a sua apresentação no alerta para a necessidade de educar para a utilização destas ferramentas, pois, segundo a sua análise, “o futuro da educação está ligado à evolução da inteligência artificial”.
A tarde foi dedicada à análise da vida e obra da fundadora da Congregação das Irmãs de S. José de Cluny, Ana Maria Javouhey. A exposição esteve a cargo do Dr. Luís Bessa (Professor de Filosofia e ex-Diretor Pedagógico do CRSI) e do Dr. João Oliveira (Professor de Biologia e Geologia e Diretor Adjunto do CRSI).
Foi, sem dúvida, um momento de aprendizagem conjunta e de troca de experiências, que enriquecem a prática de cada colaborador Cluny, nas suas mais diversas funções.